News

ICLEI e FAO divulgam lista de cidades selecionadas para projeto de Sistemas Alimentares Urbanos

  • 18 May 2022

Ao todo, 11 cidades da África e 10 cidades da América Latina vão participar  do projeto “Diálogos Multissetoriais sobre Sistemas Alimentares Urbanos no Sul Global”, em 2022

 O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO divulgaram nesta terça-feira (26/04), a lista das cidades selecionadas para o projeto “Diálogos Multissetoriais sobre Sistemas Alimentares Urbanos no Sul Global (África e América Latina)”. Ao todo, foram selecionadas 11 da África e 10 cidades da América Latina. Em comum, todas  elas têm até 1 milhão de habitantes e estão comprometidas com o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas aos sistemas alimentares.

Africa:

  • Kenya: Kisumu, Mombasa, Nairobi, Nakuru;
  • Senegal: Bambilor, Dakar, Kaffrine, Koungheul;
  • South Africa: Gauteng (Johannesburg), KwaZulu Natal (Durban) and Western Cape (Cape Town).

América Latina:

  • Argentina: Godoy Cruz, Perez, Rosário;
  • Brazil: Barcarena, Maricá, Niterói;
  • Colômbia: La Estrella, Rionegro, Sabaneta;
  • Ecuador: Cuenca.

Sobre o projeto 

O objetivo do projeto é promover o intercâmbio técnico e a troca de experiências entre os sistemas alimentares urbanos por meio de diálogos multissetoriais. As cidades selecionadas irão atuar em rede para aprimorar as políticas públicas destinadas a sistemas alimentares sustentáveis, circulares, justos e resilientes.

 As atividades do projeto vão ocorrer durante todo o ano de 2022 com as 21 cidades selecionadas. Entre as ações propostas estão dois webinars que prevêem o intercâmbio de experiências e duas reuniões virtuais sobre sistemas alimentares urbanos, entre outras atividades.

Os principais resultados dos compromissos vão integrar um documento de estratégias para “preencher as lacunas de governança e política alimentar nacional-local”, bem como “Estratégias para apoiar países e cidades a implementar caminhos nacionais de sistemas alimentares”. A experiências  também serão  levadas aos próximos eventos em escala regional ou global, como a Campanha #AfricanCITYFOODMonth em julho, a Conferência do Pacto de Milão no Rio de Janeiro em outubro e a Climate COP27, que deve ser realizada no Egito em novembro.